Beneficios da Plataforma Vibratória
Atualmente, no site de busca de artigos científicos (pubmed) mais importante encontram-se disponíveis mais de 800 pesquisas científicas para verificar diferentes efeitos da plataforma vibratória sobre o corpo humano. Devido aos seus muitos benefícios, a plataforma vibratória tem ganho a aceitação de universidades, equipas desportivas, profissionais da área médica, estética e reabilitação.
De acordo com estes estudos, os principais benefícios da plataforma vibratória são:
-
Redução da retenção de líquido (drenagem linfática) já na 1ª sessão.
-
Redução de edema e melhoria da celulite.
-
Ganho de força e tônus muscular
-
Prevenção ou melhora da osteopatia/osteoporose em função do aumento da densidade mineral óssea.
-
Melhoria da flexibilidade.
-
Melhoria da circulação sanguínea.
-
Melhoria da pele pelo aumento na produção de colagénio.
-
Estimula todas as funções químicas dos músculos sem produção excessiva de ácido lático.
-
Aumenta produção de GH e testosterona
-
Redução de dores.
-
Performance esportiva: tem sido utilizado esportes como o automobilismo, lutas, basquete, futebol americano e outros.
Porém, como toda atividade física, o treinamento em plataformas vibratórias apresenta algumas contra-indicações. São elas:
-
Contra-indicações absolutas: processos inflamatórios cutâneos e outros, uso de marca-passo, trombose aguda, flebite, embolia, quadro pós-operatório ou infecciosa, gravidez, osteoporose em estágio avançado, epiléticos, portadores de tumores (benignos ou malignos);
-
Contra-indicações relativas: enxaqueca, discopatia, crise de hérnia, doenças cardiovasculares não-controladas, uso recente de DIU, pinos ou placas de metal, pedras nos rins, próteses ortopédicas, crianças menores de 12 anos, labirintite.
Como Funciona:
O sistema baseia-se em repetir um estímulo sobre os músculos, tendões e ligamentos, o qual gera uma resposta de contração imediata, sem sobrecargas.
Com a vibração consegue-se trabalhar a 100% os músculos. Adotando diferentes posturas potencia-se o exercício em determinadas partes do corpo, uma vez que Os músculos são oxigenados e consegue-se ativar mais fibras.
As plataformas vibratórias não devem ser confundidas com a ginástica passiva nem com os eletros-estimuladores, já que os princípios em que se baseiam e a tecnologia utilizada são completamente distintos.
A vibração pode ser benéfica ou altamente prejudicial caso não seja utilizada da maneira correta. Dessa forma, para alcançar os resultados e garantir a segurança do aluno, máquinas de boa-qualidade e um profissional qualificado são essenciais.

